O TEMPO, SEUS ATOS E SUAS HISTÓRIAS
O Distrito de Juruaia foi emancipado do Município de Muzambinho após ser sancionada a Lei nº 336, de 27 de dezembro de 1948, pelo Governador do Estado, Milton Campos. “Findava-se o Distrito de Juruaia. Nascia o município”.
No dia 1º de janeiro de 1949 foi instalado o Município de Juruaia. Na Sessão de instalação presidida pelo Senhor João Tomé de Rezende (Juiz de Paz da localidade), o mesmo proferiu as seguintes palavras: "Em virtude dos poderes que foram outorgados, declaro instalado o município de Juruaia, com jurisdição sobre as circunscrições que têm por sede esta localidade que recebe os fins de cidade, com a competência e atribuições que a lei lhe confere e determina".
Conforme informações do livro Memórias Políticas de Juruaia, logo após a instalação do município, "Juruaia não mais pertencia a Muzambinho. Necessitava a partir deste momento organizar o corpo administrativo do novo município. É interessante ressaltar que no período compreendido entre os dias 1º a 15 de janeiro, por mais breve que tenha sido, o recém instalado município ficou sem administração pública. Como não mais respondia administrativamente para Muzambinho, antiga sede do distrito, o recém instalado município de Juruaia ficou órfão, administrativamente, até que somente no dia 16 de janeiro veio a assumir o governo do município o Sr. José Dipe, Intendente nomeado pelo Governador do Estado de Minas Gerais para administrar o município de Juruaia até as eleições do dia 6 de março elegessem o primeiro Prefeito e os primeiros legisladores do município".
Ainda conforme o livro dos autores Edgar Prado Bardy e José Carlos do Prado, "no dia 6 de março ocorreram eleições para os cargos de Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores em todos os municípios criados através da Lei nº 336 de 27 de dezembro de 1948, entre eles Juruaia (...). Venceram as eleições para a Prefeitura de Juruaia os candidatos do PSD, Eduardo Senedese para Prefeito e Pascoal Gaspar para Vice. Neste pleito também foram eleitos os primeiros legisladores do município, sendo eles: João Magalhães Prado, Délio de Faria Marcondes, José Rezende de Melo, Rodrigo Antônio de Magalhães, Pedro Cândido Marques, José Gomes de Castro, Manoel Matias Gomes, João Bueno da Silva e Manoel Gonçalves Gamero". Nesta legislatura assumiram a vereança, também, como suplentes, os senhores Sebastião Bueno de Rezende, Aprígio Delfino da Silva e Nabor Aristão Alves.
Os Vereadores eleitos para a primeira legislatura do município tomaram posse no dia 1º de maio de 1949 no salão da Câmara Municipal de Juruaia e foram empossados nos respectivos cargos pelo M.M. Juiz de Direito da Comarca de Muzambinho, Sr. Dr. José Nogueira de Acayaba. "Ainda sob a presidência do M.M. Juiz, procedeu à Câmara a eleição da respectiva Mesa (...). Foram eleitos: para Presidente, Délio de Faria Marcondes, para Vice-Presidente, José Rezende de Melo e para Secretário, João Magalhães Prado, por unanimidade dos votos"(...).
O prédio onde, inicialmente, foram instalados os poderes Executivos e Legislativo de Juruaia localizava-se na esquina da Rua Tiradentes com a Rua Gonçalves de Rezende, onde hoje encontra-se novamente a Câmara Municipal de Juruaia. O Legislativo Municipal retornou para este espaço e a partir de 24 de junho de 2022 sedia a Câmara Municipal.
Após 75 anos de sua instalação, a Câmara Municipal de Juruaia está em sua 19ª Legislatura, sendo presidida no atual biênio pelo Vereador Ednaldo Alves Madeira, tendo como Vice-Presidente o Vereador Toniel Alves Trindade e como Secretário da Mesa Diretora o Vereador Rubens Donizete do Nascimento. Esta legislatura também é composta pelos Vereadores Antônio Carlos Gonçalves Marques, Ediney Alves Madeira, Edson Joaquim Donizete da Silva, Esmael Alves da Trindade, Jaime Augusto de Sousa e Otávio Augusto Dias Araújo.
Maio de 2024.
Juruaia, Minas Gerais.